O que são Landing Pages?

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Landing Pages ou página de aterrisagem, são páginas estrategicamente elaboradas com o objetivo principal de vender um produto ou serviço. Em geral, os visitantes chegam nestas páginas quando clicam em um resultado de busca ou em um anúncio de banner. A ideia da landing page é seguir os princípios do design centrado no usuário, em que o foco principal desta única página está na coleta de informações do visitante, principalmente o e-mail.

Com o mercado competitivo de hoje, quem não está na internet praticamente não existe para o mundo, e quem está deve sempre se atualizar quando se trata de tecnologia em estratégia de marketing. As landing pages podem produzir até 47% das vendas através da conversão de visitantes em compradores, além de qualificar os clientes para que não se perca tempo com aqueles que não podem pagar pelo produto ou serviço ofertado. Vendo os números atrativos e tendo uma certeza maior em atingir o público-alvo, está na hora de você ter uma Landing Page! Confira algumas dicas para criar sua Landing Page de sucesso:

As chamadas de divulgação devem estar de acordo com o que é oferecido na página

Para garantir que o visitante não fique frustrado ao acessar a página, confira sempre se o conteúdo apresentado em um anúncio de banner está de acordo com o que está sendo oferecido na página. Caso contrário, o visitante vai abandonar a página logo que perceber a incoerência por se sentir enganado.

Os principais elementos de uma Landing Page

Título ou Proposta

Sua proposta deve estar definida de forma clara na página, pois isso vai garantir uma primeira impressão positiva e também vai fazer com que o visitante interessado visualize o restante do conteúdo.

Call to Action

Também conhecido como CTA, é um dos principais elementos de uma Landing Page. Geralmente é um botão com uma chamada convidando o visitante ao que ele deve fazer na página, por exemplo: “Clique aqui”, “Baixar o PDF”, “Baixar eBook”, etc.

Formulário de Captura

É extremamente importante que este formulário tenha o mínimo de campos requeridos. Quanto menor for a quantidade de dados solicitados do visitante, mais garantida é a conversão dele. Geralmente, só o campo de e-mail é o suficiente.

Recursos Visuais

Utilize imagens ou vídeos atrativos que agreguem ao conteúdo apresentado na página. É mais fácil ser lembrado e atrair a atenção de alguém quando fazemos usos de imagens ou símbolos que são facilmente reconhecidos do que arriscar com texto puro.

Credibilidade

Experimente colocar alguns depoimentos de clientes que utilizaram e recomendam o produto ou serviço. Também é válido colocar logotipos de parceiros. Isso mostra que seu produto já é utilizado e reconhecido.

Layout leve e objetivo

Não se esqueça também que um layout leve e limpo pode facilitar a leitura do visitante, pois assim ele não corre o risco de ser distraído por algo que não seja seu produto ou serviço. Imagine que o visitante está ali apenas para dar atenção ao que você tem para apresentar, por isso não o deixe escapar por pouco.

Faça várias experiências

É importante lembrar que a otimização da landing page deve ser constante para que os visitantes possam gerar ainda mais retorno para o seu negócio. Lembre-se: Nenhuma landing page está 100% otimizada, ela sempre poderá ser melhorada. Para isso, é válido fazer experiências e criar diferentes landing pages para diferentes públicos.
Testes A/B são uma saída para quem quer testar a disposição dos elementos da página e descobrir se o botão “X” fica melhor na direita ou na esquerda. Pode parecer simples, mas isto pode influenciar muito na taxa de conversão de vendas. Seguir o ciclo de criar, publicar, testar, analisar e aplicar é uma rotina que pode ajudar na otimização da sua página.

Versão Mobile

Se olhar ao seu redor vai perceber que as pessoas estão cada vez mais conectadas em seus celulares e fazendo mais o uso da internet em seus aparelhos móveis. Só de observar isso já é possível imaginar que a próxima fase de sua landing pages está na “Era Mobile”.

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